Desde que assumiu a Secretaria de Infraestrutura na recém iniciada gestão de Bemtivi na Prefeitura de Itanhém, Manoel Andrade, mais conhecido como Netinho, tem enfrentado desafios diários e uma alta demanda por serviços. O próprio secretário brinca que, em quatro anos, estará com os cabelos brancos diante do volume de trabalho.
Netinho recebeu uma pasta em condições críticas. Os veículos e equipamentos estavam, em grande parte, inutilizados ou em estado precário. Patrolas apresentavam problemas mecânicos e baterias avariadas, com algumas misteriosamente desaparecidas. Motocicletas foram encontradas depenadas e ônibus soltavam fumaça excessiva, um indício de falhas graves no motor.

Apesar das dificuldades, o Secretário tem se virado bem nos trinta primeiros dias da nova gestão. A prioridade inicial tem sido resolver demandas emergenciais, como reparos em pontes, poda de árvores em escolas, limpeza de bueiros entre outros.
Até o momento, a secretaria realizou serviços de aterro nos córregos da Surpresa e da Água Preta, além do conserto de uma ponte na região do Curvelo da Conceição. O cascalhamento foi iniciado em Batinga, e bueiros foram desobstruídos em Santa Rita e em um trecho da estrada que liga Itanhém ao Cruzeiro do Sul, que estava intransitável.

Outro problema resolvido foi o esgoto a céu aberto em frente a uma escola municipal no Curvelo da Conceição. Em Ibirajá, foi providenciado um local adequado para o descarte de lixo.
Sobre as condições das ruas de Itanhém, muitas ainda cobertas pelo mato, Netinho explicou que, diante da iminência do início das aulas, a prioridade tem sido a poda e manutenção das escolas, que também estavam em situação de abandono nos últimos meses da gestão anterior.
Com uma agenda intensa e muitos desafios pela frente, o Secretário segue mobilizando esforços para recuperar a infraestrutura municipal e melhorar as condições da cidade. E com a certeza de que, inevitavelmente, os cabelos brancos virão.