Os prefeitos baianos desembarcaram em Brasília para a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 19 a 22 de maio. A comitiva, liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, conta com mais de 1.100 participantes, incluindo prefeitas, prefeitos, vereadores e secretários municipais. O principal objetivo dos gestores é a aprovação da PEC 66/2023.

A PEC 66/2023 propõe a ampliação do prazo para parcelamento da dívida previdenciária dos municípios e a criação de um novo regime de pagamento de precatórios. Considerada urgente, a proposta visa restaurar a saúde financeira das prefeituras, que estão enfrentando frequentes bloqueios de receitas que comprometem investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.
Wilson Cardoso destaca a importância da aprovação da PEC, afirmando que os municípios não suportam mais a situação atual. “A gente está com muita esperança na aprovação da PEC 66, que deve acontecer nos próximos 40, 45 dias. Essa é nossa principal necessidade”, afirma.

Durante a Marcha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente, assim como líderes do Congresso. Também ocorrerá um Encontro da UPB com a Bancada Baiana, onde as pautas prioritárias dos municípios locais terão destaque.
Fonte: Siga a Notícia