Depois de Santa Dulce dos Pobres, Maria Milza dos Santos Fonseca, de Itaberaba, pode se tornar a próxima santa baiana. Seu processo de beatificação foi autorizado pelo Vaticano a reconhecendo inicialmente como “Serva de Deus”. O anúncio foi feito na última terça-feira 15, após a confirmação do Dicastério para as Causas dos Santos.

A fase diocesana do processo começará em 15 de agosto de 2025, aniversário de 102 anos de Maria Milza. Um tribunal eclesiástico investigará sua vida e virtudes, buscando comprovar milagres atribuídos à sua intercessão. O pedido de beatificação foi feito pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, em agosto de 2024.
Maria Milza, nascida em 15 de agosto de 1923, é lembrada por sua caridade e dedicação aos pobres. Ela alfabetizou crianças, ofereceu alimentos a necessitados e visitou doentes, tornando-se uma referência de fé na região. Faleceu em 1993, e seu túmulo na capela de Santo Antônio é um local de peregrinação.

Se suas virtudes heroicas forem reconhecidas e um milagre comprovado, Maria Milza poderá ser declarada Beata. Para a canonização, que poderá a reconhecerá como santa, será necessário um segundo milagre.
Fonte: Siga a Notícia