Na noite desta quinta-feira (10), o auditório da Câmara Municipal de Itanhém foi palco de um importante encontro entre o poder público e a comunidade. O prefeito Bemtivi, acompanhado do vice-prefeito Ronny Peterson e de todos os secretários municipais, apresentou um resumo das ações e desafios enfrentados nos primeiros dias à frente da administração municipal.

Além dos secretários, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Correia e os vereadores Jurandy da Câmara, Fábio de Ibirajá, Guido Boy e Agmar.

Durante sua explanação, o prefeito destacou que os principais esforços iniciais foram voltados à reorganização da máquina pública, uma necessidade imposta, segundo o prefeito, pela forma caótica como a gestão anterior deixou a administração.
Segundo Bemtivi, foi preciso promover ajustes profundos para que os setores da Prefeitura voltassem a funcionar com eficiência e responsabilidade, garantindo melhores resultados tanto para a população quanto para as contas públicas.

Um dos pontos que mais chamou atenção foi a revelação de que a nova gestão encontrou dezenas de pagamentos realizados pela administração anterior sem qualquer tipo de registro formal. Segundo Bemtivi, essa prática acarreta sérios prejuízos aos trabalhadores, que, sem os devidos descontos previdenciários, podem enfrentar dificuldades futuras para garantir sua aposentadoria.
Além da já conhecida desorganização orçamentária herdada, a atual administração também identificou diversos desafios já conhecidos por todos, como maquinários em estado precário e ruas invadidas pelo mato. O prefeito explicou que a solução imediata para este último problema – a aplicação de herbicidas – não pôde ser adotada devido à proibição do uso desses produtos, o que exigirá alternativas sustentáveis para o controle da vegetação.
Apesar dos obstáculos, Bemtivi comemorou os avanços obtidos até o momento, especialmente com a retomada e continuidade de programas essenciais nas áreas de saúde e educação. Citou ainda a reforma de ambulâncias e início de cirurgias odontológicas e oftalmológicas. No setor educacional, um feito histórico. Foi anunciada a implantação da primeira escola de tempo integral do município: a Escola Ruy Santos, localizada no bairro Monte Santo.
Outro destaque foi o andamento das negociações com a APLB (sindicato dos trabalhadores em educação) para resolver pendências relacionadas ao pagamento dos salários do mês de dezembro. Sobre os salários atrasados dos demais servidores, o prefeito garantiu que, a partir da próxima segunda-feira, todos começarão a ser quitados. Os primeiros a receber serão os garis, que também receberão novos uniformes de trabalho.
Com o apoio constante do vice-prefeito Ronny Peterson, que colaborou lembrando detalhes durante a apresentação, Bemtivi também comentou sobre a expectativa com relação às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. O município de Itanhém já está inscrito com diversas solicitações, incluindo a construção de um Centro Esportivo Comunitário, que deverá oferecer opções de esporte e lazer para a população e a construção de uma sede própria para o CAPS.
Outro plano em andamento é o aproveitamento do novo Mercado Municipal, com a volta da tradicional feira de sábado para o local, que ainda não entrou em pleno funcionamento desde sua inauguração na gestão anterior.
Ao final da reunião, ficou evidente que a administração municipal parece finalmente começar a ganhar ritmo. A expectativa, agora, é que os resultados concretos dessas ações comecem a ser sentidos pela população o mais breve possível.