Após visita a Ibirapuã nessa quarta-feira (26) para conhecer de perto o sistema de acolhimento do lixo daquele município, o presidente da Câmara de Vereadores de Itanhém, Paulinho Correia, concedeu via telefone uma entrevista ao Pod Café News;
PCN – Como foi a visita ontem ao aterro em Ibirapuã?
Vereador Paulinho Correia – Fomos recebidos pelo presidente da Câmara José Matias e pelo e pelo diretor de Meio Ambiente de Ibirapuã, Vinicius Chácara e ficamos impressionados com o tratamento dado ao lixo. Não tem odor, não tem moscas, nem parece que você está em um lixão.
PCN – Exista algum projeto do Sr. para que algo semelhante seja feito aqui em Itanhém?
Vereador Paulinho Correia – Temos um projeto sim, já está em andamento e por isso fomos olhar o modelo existente na região para tentar encurtar caminho e cometer menos erros.
PCN – O projeto seria custeado somente pela Prefeitura ou haveria participação do Governo do Estado?
Vereador Paulinho Correia – O custo mensal de um projeto desses é de 12 mil reais. Em Ibirapuã é totalmente custeado pela Prefeitura.
PCN – o Sr já conversou com o prefeito Bemtivi a respeito desse projeto? Se sim qual a impressão dele a respeito?
Vereador Paulinho Correia – Sim. E ele se mostrou empenhado em juntos tentarmos solucionar esse problema que aflige a saúde do meio ambiente e de nossa população. Inclusive ele foi convidado para nos acompanhar nessa visita, mas não foi possível e em seu lugar foi o Secretário de Administração Adriano Correia.

PCN – Existe uma previsão de quando esse projeto saia do papel?
Vereador Paulinho Correia – Ainda é muito cedo para falarmos em prazos. Por enquanto estamos buscando conhecimento para depois, com o apoio do Executivo, colocarmos em prática. Sem o Executivo nada ser faz.
Atualmente, Itanhém enfrenta sérios desafios ambientais, pois não há separação do lixo nem medidas para minimizar impactos e melhorar a reciclagem. Diferente de Ibirapuã, onde há um maior controle sobre materiais como pneus, vidros e plásticos, os resíduos de Itanhém são descartados de forma desorganizada, agravando problemas de saúde pública.
Um dos exemplos citados pelos vereadores é a destinação da ossada de gado, que poderia passar por um tratamento adequado para ser reaproveitada. Com o processamento correto, esse material poderia ser utilizado na fabricação de farinhas para rações animais ou na produção de insumos para a indústria de adubos, agregando valor econômico e reduzindo impactos ambientais.
Também participaram da visita os vereadores Nem Mendes, Deó, Renato Correia e Luismar, além do assessor da vereadora Zulma Pinheiro, Eri Luz. O objetivo da iniciativa é buscar soluções viáveis para a implementação de um sistema de gestão de resíduos mais eficiente em Itanhém, garantindo benefícios ambientais