Durante quatro dias, uma Comitiva de fazendeiros e amigos, liderados pelo médico veterinário Isaac Gil, viajou a cavalo de Itanhém a Trancoso. A comitiva partiu na última terça-feira (07) e chegaram ao destino na sexta-feira (10) já de noite.
No total, fizeram um percurso de 300 km passando por Jucuruçu, Guaratinga, Fazenda Graciosa em Itabela, chegando ao destino final em Trancoso onde fizeram um passeio ecológico de 14 km com o treinador de cavalos Fábio Xibio.
A ideia dos organizadores é resgatar a tradição das pessoas que, antigamente, iam no lombo de um burro para fazer romarias, sendo todos amantes dos cavalos, dos muares e da vida no campo.
A brincadeira surgiu entre amigos, que no ano passado fizeram pela primeira vez o percurso com 18 pessoas, chamou a atenção e aumentou neste ano o número para 28 participantes, prometendo no próximo ano aumentar o número para cerca de 50 cavaleiros.
Durante o percurso foram feitas quatro paradas de um percurso que seguiu sem pressa, com animais bem cuidados (80 no total), ração e boa alimentação. Contaram com ainda com dois carros de apoio e o acompanhamento dos veterinários Rodrigo Lisboa, Vinícius Vilela e do próprio Isaac Gil.
Até a alimentação durante a noite seguiu a tradição dos antigos tropeiros: paçoca de carne, raspa de requeijão e rapadura.
Em Itabela foram recebidos pelo instrutor de equinos Zé da Garota que os conduziram pelo restante do trajeto, como em um gostoso banho em baixo da ponte do Rio dos Frades, uma pausa para relaxamento na Fazenda Graciosa e depois na Fazenda Polyana onde foram brindados com um show de sanfona e moda de viola.
Sencacional! Além de manter a tradição, uma oportun idade de convivência sadia e alegre. Quero ver agora são as mulheres fazendo parte.