Um golpe que tem se tornado cada vez mais comum em todo o país. Bandidos clonam celulares e usam o WhatsApp para pedir dinheiro às pessoas que estão na lista de contato. Golpistas roubam a foto ou a conta para confundir contatos das vítimas e os levar a fazer transferências bancárias para desconhecidos.
Na tarde desse sábado (28) pelo menos duas pessoas foram alvo desses golpistas em Itanhém: o empresário Edilson Ferreira dos Santos, do Depósito de Eucalipto Capelinha e o representante comercial Josivaldo Ribeiro, mais conhecido como Nego Fi. Ambos tiveram seu aparelho celular clonado por criminosos e pedidos de dinheiro foram feitos aos contatos dele.
O assunto tomou conta das redes sociais na cidade e rapidamente todos tomaram conhecimento de que as mensagens recebidas se tratavam de um golpe. Principalmente por ser a mesma mensagem enviada a todos.

Felizmente não se tem notícia de que algum valor tenha sido feito em nome das vítimas.
Golpes desse tipo têm se tornado cada vez mais frequentes, e é fundamental adotar algumas medidas de segurança:
- Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp: Vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e ative. Isso cria uma camada extra de proteção com um PIN.
- Desconfie de pedidos de dinheiro: Sempre confirme diretamente com a pessoa por outro meio de comunicação (ligação ou mensagem em outra plataforma).
- Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links enviados por desconhecidos ou mensagens que pareçam estranhas.
- Tenha cuidado com informações pessoais: Evite compartilhar dados pessoais em ligações ou mensagens, mesmo que pareçam confiáveis.
- Denuncie perfis falsos: Se você encontrar um perfil falso, denuncie no WhatsApp e avise os contatos em comum.
- Eduque amigos e familiares: Informe as pessoas próximas sobre esse golpe para que fiquem alertas.
O que fazer se for vítima:
- Recupere sua conta do WhatsApp: Use o recurso de recuperação do WhatsApp para recuperar o acesso. O app enviará um código de verificação para seu número.
- Comunique seus contatos: Avise rapidamente que sua conta foi comprometida e que não realizem transferências.
- Faça um boletim de ocorrência: Registre um BO na delegacia, informando todos os detalhes do golpe.
- Denuncie aos bancos: Se houve transferência bancária, entre em contato com o banco para tentar reverter a transação.