O cenário político previsto para a posse do prefeito eleito Bemtivi e a eleição da presidência da Câmara Municipal revelam um jogo de xadrez típico dos bastidores legislativos.
A presidência da Câmara é um cargo estratégico, pois além de organizar e conduzir os trabalhos legislativos, o presidente tem papel relevante na articulação política e no encaminhamento de pautas prioritárias para o Executivo e o próprio Legislativo.
O nome do novo ocupante do cargo, a partir de 2025, ainda é uma incógnita. Nos bastidores fala-se da preferência de Bemtivi por alguém do seu partido, o PSB. Nesse caso seriam, ou Agmar ou Paulinho Correia que tem encontrado uma certa resistência por ser sua primeira experiência no legislativo.
Na (pelo menos a princípio) oposição emerge o nome de Nem Mendes com a experiência de uma presidência da Câmara no currículo.
O atual presidente Renato Correia tem tido um discurso ambíguo. Para uns diz que vai tirar o time de campo por enquanto e se contentar em ser mais um dos onze vereadores. Mas, pra outros não nega que está articulando sua permanência no cargo. Age, portanto, como o sapo naquela conhecida fábula em que pede pra ser jogado no fogo e não na água. Diz que não quer, mas quer. E muito.
E ainda tem ele, o também estreante Guido Boy. Seu fiador Rafael Falcon estaria agindo nos bastidores para alçá-lo já na sua estreia a condição de presidente da Câmara. Para quem conseguiu angariar mais votos que a ex-prefeita Zulma nas últimas eleições não parece ser algo tão impossível assim.
E Zulma Pinheiro? Bom, pelo menos no início (bem no início), ela ocupará a tão cobiçada presidência da Câmara Municipal de Itanhém. Será, portanto, a primeira vereadora na história de Itanhém a ocupar esse cargo. Isso porque o Regimento Interno da Câmara diz lá no Capítulo III:
Art. 6° – A Câmara Municipal instalar-se-á, em Sessão Solene, no dia 1° de janeiro do primeiro ano da Legislatura, para a posse dos seus membros, sob a presidência do vereador de maior idade, que designará outra pessoa para secretariar os trabalhos. (NR dada pela Resolução nº 005/2023).
Ou seja, antes de serem eleitos o presidente e os demais membros da Câmara de Vereadores para os próximos dois anos, a mesma será presidida provisoriamente, pelo vereador de mais idade.
Ou seja, pela ex-prefeita Zulma Pinheiro.
Duas horas no máximo. Não dá pra muita coisa.
No máximo umas selfies bacanas na cadeira da presidência.
Foto: Instagram