O final de semana em Itanhém foi marcado por momentos de magia e emoção com o espetáculo Circus, apresentado em três sessões no auditório da Escola Polivalente. A montagem encerrou as atividades anuais do Projeto Allegro, levando o público a uma viagem nostálgica e encantadora ao universo dos pequenos circos de fundo de quintal que marcaram a infância da geração dos anos 70 na região.
Com uma combinação perfeita de coreografia e figurino, Circus foi um show de talento, destacando a performace do pequeno Otto Lisboa de apenas 11 anos. Suas expressões cativantes e a entrega em cena chamaram a atenção.
O capricho nos detalhes do espetáculo foi evidente, especialmente no figurino, que trouxe cores vibrantes e texturas que remetem ao espírito circense. A concepção dos trajes e das coreografias foi obra de Milena Lisboa, em colaboração com Marcos Nunes, reforçando a qualidade artística do projeto.
Destaque também para a direção artística uma vez que, mesmo se tratando de um espetáculo dublado, ficou evidente a perfeita sincronia nas falas, gestos e expressões.
A plateia, composta majoritariamente por familiares dos participantes, demonstrou grande emoção e orgulho. O Projeto Allegro foi idealizado em 2022 pelo secretário de Cultura Marcos Nunes, como o apoio da Secretária de Educação Normélia e do Prefeito Mildson Medeiros. Logo em seguida houve a adesão da professora de balé Milena Lisboa atendendo inicialmente 60 crianças e pré-adolescentes e chegando hoje a 110 alunos.
Entre os presentes, a futura primeira-dama do município, Lidiane Martins, destacou o impacto positivo do projeto. Em conversa com a reportagem, expressou o desejo de não apenas manter a iniciativa, mas também apoiar sua exibição em outras cidades, divulgando a cultura local.
Mais do que uma iniciativa artística, o Allegro é um reflexo da vocação cultural de Itanhém, que se destaca em canto, dança e outras formas de expressão artística. E o espetáculo Circus é mais uma prova do poder transformador das artes, envolvendo a comunidade e cultivando novos talentos que representam o futuro cultural de Itanhém.
Fotos: Samara Fagundes
Maravilhodo o espetáculo! Parabéns a Milena, Marcos Paulo e toda a turma. Exemplo de criatividade, dedicação e persistência. Um luxo! Coloca Itanhém no topo cultural do extremo-sul e da Bahia!