A história de Jurandy Mendes de Oliveira é inspiradora e reflete como a convivência com a rotina de um cargo público pode despertar o desejo de contribuir ativamente para a sociedade.
Durante dezesseis anos, Jurandy da Câmara, como é conhecido, trabalhou como motorista na Câmara Municipal de Itanhém, o que lhe permitiu conviver de perto com os vereadores, compreender profundamente o papel deles na vida da comunidade e observar de perto as discussões sobre políticas públicas e, principalmente, as demandas e necessidades da população.
Essa experiência despertou nele um senso de responsabilidade social, levando-o a sonhar em também ser um representante da população.
Em 2020, concorreu pela primeira vez a uma vaga de vereador pelo Avante. Obteve 206 votos, o que não foi suficiente para garantir sua eleição. No entanto, o resultado não o desanimou e agora em 2024, dessa vez pelo DC (Democracia Cristã), Jurandy alcançou a vitória nas urnas, recebendo 416 votos.
Realizou, portanto, o sonho de se tornar vereador, destacando que seu objetivo principal não era apenas ocupar o cargo, mas servir verdadeiramente à comunidade.
Filho de um carroceiro e de uma dona de casa, Jurandi é casado com a Professora Vanuza há mais de 20 anos e pai de Sâmia Lisboa, formada em Psicologia, e Pietro cursando o oitavo ano. Infelizmente seu pai faleceu uma semana após as eleições e não verá o filho ser empossado em Janeiro próximo.
A candidatura de Jurandy da Câmara não apenas demonstra coragem e determinação, mas sobretudo mostra o desejo de uma pessoa que deseja usar o conhecimento adquirido ao longo de sua jornada para atuar como uma ponte entre a população e o poder público.